Design a site like this with WordPress.com
Get started

« O ataque aos povos da Terra Indígena Yanomami já ocorreu na década de 1980, com a invasão de mais de 40 mil garimpeiros. Hoje, em 2022, a história está se repetindo. » 

Barbara Crane Navarro

«A realidade em que vivemos e suas consequências são de violência e vulnerabilidade. Meu povo está sofrendo. Pedimos o apoio da população mundial para se juntar ao nosso pedido de ajuda para a retirada imediata dos garimpeiros de nosso território! »

  • O porta-voz Yanomami Dario Kopenawa.

Mineração de ouro ilegal

A tragédia para os Yanomami começou décadas atrás, quando garimpeiros ilegais invadiram seu território, protegido em teoria pela Constituição brasileira, mas não de fato.

Os garimpeiros estão arrancando árvores na floresta tropical para desenterrar o solo e a areia dos leitos dos rios usando máquinas pesadas. Em seguida, eles usam canos poderosos e bombas de diesel para quebrar sedimentos em busca de ouro, deixando crateras cheias de água contaminada por mercúrio em toda a floresta degradada.

Garimpeiros destruindo terras nativas

O barulho ensurdecedor das máquinas afasta a caça que os Yanomami tradicionalmente caçam para alimentar a comunidade. O mercúrio que…

View original post 257 more words

Published by alessandrascarpulla

artist

2 thoughts on “« O ataque aos povos da Terra Indígena Yanomami já ocorreu na década de 1980, com a invasão de mais de 40 mil garimpeiros. Hoje, em 2022, a história está se repetindo. » 

Leave a Reply

Fill in your details below or click an icon to log in:

WordPress.com Logo

You are commenting using your WordPress.com account. Log Out /  Change )

Twitter picture

You are commenting using your Twitter account. Log Out /  Change )

Facebook photo

You are commenting using your Facebook account. Log Out /  Change )

Connecting to %s

%d bloggers like this: